quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Olá, Caro Leitor

        Como já havia citado este blog será voltado em como dar aulas de ciências, mas o que aprender de ciências nas escolas? Para que aprender? Como organizar uma aula? Como se aprende?  Todas essas perguntas com certeza já passaram pela cabeça de um professor, mas então o que fazer?

O primeiro de tudo é saber o que é ciência?
        Para mim ciência é o estudo das coisas que pertencem ao mundo e ao universo, ela pode se embasar em observações ou experimentos.

Mas como é adquirido esse conhecimento? Uma analogia feita hoje na sala de aula nos mostra da onde obtemos esses conhecimento, por exemplo:

A professora trouxe pipoca doce para cada aluno e depois fez as seguintes perguntas:
    O que é pipoca?

    Como se faz pipoca?

    Por que o milho estoura?

        As respostas das duas primeiras perguntas foram fáceis, pipoca é um grão de milho modificado e o modo de prepara-la é basicamente em uma panela com um pouco de óleo joga-se o milho, quando ela começa a estoura é necessário dar umas mexidas na panela para não grudar no fundo e queimar.
        Mas a terceira pergunta não foi tão fácil, para descobrir como a pipoca é feita os alunos tiveram que "ler" um texto que explicava este fenômeno.

Então por que os alunos tiveram mais dificuldade para responder a terceira pergunta?
        Provavelmente porque as primeiras perguntas levavam os alunos a se recordar do conhecimento já adquirido, um conhecimento concebido na prática, transmitido ao longo das gerações. Geralmente recebido oralmente. Este saber é denominado Conhecimento Popular ou Empírico.
        Já na última pergunta para descobri-la os estudantes tiveram que pesquisar, buscar em algum documento escrito onde explica o porque da causa de um fenômeno. Este  saber é denominado Conhecimento Científico.

        Esta é uma dinâmica muito interessante para discutir os diferentes tipos de conhecimentos, e qual deles é o mais importante hoje em dia? Em sociedades isoladas como as de algumas tribos indígenas o saber popular já é o suficiente para eles sobreviverem, mas em uma sociedade tecnológica em que vivemos se as pessoas não se atualizam elas ficam paradas no tempo e não acompanham as novas gerações, tornando assim mais difícil a convivencia.

Vídeo: Pipoca! - Denis Lee
(De onde ela veio? por que os cinemas vendem? Por que ela estoura?)

Olá, Caro Leitor

        Meu nome é Joana sou estudante de Ciências Biológicas e farei deste blog um Portfólio para as minhas aulas de Estágio. Colocarei todos os assuntos discutidos em sala e mais alguns adicionais. Este material terá ideias de como se portar em sala de aula e como passar o conteúdo de uma maneira mais agradável para que os futuros alunos entendam.

E você  sabe o que é um Portfólio? Sabe para que serve um?

         Hernández (1998)  define portfólio como sendo um continente de diferentes classes de documentos (notas pessoais, experiências de aulas, trabalhos pontuais, avaliações de aprendizagem, conexões com outros temas fora da universidade, representações visuais, e outros), organizado numa pasta, cd-room ou outro material, que proporciona evidências do conhecimento que foi (ou está sendo) construído. das estratégias utilizadas e da posição de quem elabora em continuar aprendendo.
        Um portfólio retrata os seus processos de selecionar, registrar e ordenar os evidências das suas aprendizagens no curso. Mais que uma reunião de trabalhos numa pasta, o portfólio é um instrumento para sua expressão e reflexão dos processos de aprendizagem.
Espero que aproveite as ideias propostas.